Páginas

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Orações da Manhã


Orações da Manhã
Ao te levantares pela manhã, antes de começar teu dia, oferece uma oração fervente a Deus. Quer seja em pé ou de joelhos, comece com um momento de silêncio. Reúne teus pensamentos e sentimentos - tanto quanto fores capaz - e os direciona a Deus. Permaneça em silêncio até que se tranquilizem todos os teus sentimentos. Aproxima-te de Deus como que a um Pai que te ama e Se importa contigo. Faça o sinal da cruz e reze sem pressa, prestando atenção a cada palavra de sua oração.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Glória a Ti, ó Senhor, Deus nosso, glória a Ti.
Senhor, sê misericordioso para comigo pecador.
Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, pelas orações de Tua Mãe Santíssima e todos os Santos, tem misericórdia de nós. Amém.
Ó Rei Celestial, Consolador, Espírito da Verdade, que estás presente em todo lugar e tudo preenches. Tesouro dos Bens e Doador da Vida, vinde e habita em nós, purifica-nos de todas as impurezas e salva, Ó Bondoso, as nossas almas.
Santo Deus, Santo Onipotente, Santo Imortal, tem piedade de nós. (3x).
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo,
agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Santíssima Trindade, tem piedade de nós;
Senhor, purifica-nos de nossos pecados;
Soberano, perdoa as nossas faltas;
Santo vinde e cure as nossas enfermidades, pela glória do Teu Nome.
Kyrie, Eléison (Senhor, tem piedade)! 3x. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo,
agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Pai nosso, que estás nos Céus, santificado seja o Teu nome, venha a nós o Teu Reino, seja feita a Tua vontade assim na Terra como no Céu. O pão nosso suprassubstancial nos dá hoje e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do Maligno.
Oração de Ação de Graças
Eu Te louvo, bendigo e agradeço, ó Deus Onipotente, Pai das luzes, que novamente mostraste a mim a luz deste dia. Eu Te peço: perdoa meus pecados e aceita minha oração em Tua grande misericórdia, pois é em Ti que eu busco refúgio, ó Misericordioso e Onipotente Deus. Faz brilhar em meu coração a luz de Cristo, o Sol da Justiça; ilumina minha mente e todo meu ser para que eu possa viver de acordo com Teus mandamentos e servir-Te em tudo o que faço e digo. E porque Tu És a Fonte de vida e luz, a Ti eu louvo e agradeço, ó Pai, Filho e Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Orações à Santíssima Trindade
Tendo despertado do sono, eu Te adoro bendito Deus, e canto a Ti, Onipotente Senhor, o hino angélico: Santo, Santo, Santo És Tu, ó Deus! Pelas orações da Santíssima Virgem, tem piedade de mim.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo...
Do leito e do sono me levantastes, Senhor, portanto, Ilumina meu espírito e meu coração. Abre meus lábios para que Te louve, ó Santíssima Trindade, aclamando: Santo, Santo, Santo És Tu! Ó, Deus, pelas orações da Santíssima Virgem, tem piedade de nós.
Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
O Juiz virá repentinamente e as obras de cada um aparecerão, porém invocamos-Te com temor: Santo, Santo, Santo És, ó Deus, pelas orações da Santíssima Virgem, tem piedade de nós.
Tendo-me levantado do sono, agradeço a Ti, Santíssima Trindade, que por Tua benevolência e paciência, não Te aborreceste comigo, pecador e preguiçoso, nem me abandonaste nos meus infortúnios; mas pela Tua inefável bondade, me ergueste da lascividade, para que eu possa glorificar e santificar Tua grandeza. Agora, então, ilumina os olhos da minha mente e abre a minha boca, para que eu possa aprender Tuas Palavras e entender Teus Mandamentos; para praticar a Tua vontade, adorar-Te e glorificar-Te de coração, Pai, Filho e Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Salmo 50 (51)
1 Para o fim. Salmo de Davi, 2 quando o profeta Natã veio ter com ele,
depois do adultério com Betsabéia. 3 Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. 4 Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. 5 Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. 6 Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares. 7 Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. 8 Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria. 9 Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve. 10 Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste. 11 Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniquidades. 12 Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. 13 Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. 14 Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. 15 Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão. 16 Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tua justiça. 17 Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor. 18 Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos. 19 Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. 20 Faze o bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém. 21 Então te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; então se oferecerão novilhos sobre o teu altar.
Símbolo da Fé (Credo Niceno)
Creio em um só Deus, Pai Onipotente, Criador do Céu e da Terra
e de todas as coisas visíveis e invisíveis.
E em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos.
Luz de Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro,
gerado e não feito, consubstancial ao Pai,
por Quem foram feitas todas as coisas.
O Qual, por causa de nós homens
e por causa de nossa salvação, desceu dos céus
e se encarnou pelo Espírito Santo e da Virgem Maria
e se fez homem.
E foi crucificado por nossa causa,
sob o poder de Pôncio Pilatos;
padeceu e foi sepultado
e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.
E subiu aos céus e está sentado à direita do Pai
e novamente virá com glória para julgar os vivos e os mortos,
e o Seu Reino não terá fim.
E no Espírito Santo, Senhor e Fonte de Vida,
que procede do Pai
e que é juntamente com o Pai e o Filho adorado e glorificado; foi Ele Quem falou pelos profetas.
E na Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica.
Confesso um só batismo para a remissão dos pecados. Espero a ressurreição dos mortos e a vida do século futuro. Amém.

INTERCESSÕES
Todo cristão tem o dever de rezar pelo seu próximo (1 Tim 2:1-5), por isso, de acordo com o tempo que você estabeleceu em sua regra de oração, faça uma das intercessões do conjunto de orações que abaixo seguem pelos vivos, e uma das intercessões pelos que nasceram para os céus (adormecidos em Cristo). Antes de começar estas orações, cante o seguinte tropário:
Intercessão Pelos que Vivem na T erra.
Salva, Senhor, e tem piedade do meu pai espiritual (Nome), de meus pais, parentes, mestres e benfeitores (dizer os nomes de quem desejar), de meus amigos e inimigos, de todos os cristãos ortodoxos e de todos que me pedem, a mim indigno, de rezar por eles.
Ou,
Senhor, abençoa Teus servos (Nomes), e conceda-lhes saúde, paz, alegria e a graça de Teu Espírito. Preencha suas necessidades especiais (nomeá-las), e guia-os em todas as coisas com Teu amoroso cuidado. Amém.
Ou,
Lembra-Te, Senhor Jesus Cristo, nosso Deus, das Tuas misericórdias e da Tua compaixão que são pelos séculos dos séculos, pelas quais Tu Te tornaste homem e quiseste suportar a crucifixão e a morte pela salvação daqueles que corretamente creem em Ti, Tu que tendo ressuscitado dos mortos ascendeste aos céus onde estás sentado à direita de Deus Pai. Vê as humildes súplicas daqueles que Te clamam de todo o coração. Inclina o Teu ouvido e ouve as minhas humildes súplicas, Teu servo inútil, como um perfume de espiritual suavidade que Te ofereço por todo o Teu povo.
Pela Igreja
Lembra-Te primeiro da Tua Igreja Santa, Católica e Apostólica que Tu nos proporcionaste pelo Teu precioso sangue; estabelece, fortalece, expande, aumenta, pacifica e mantêm-na invencível aos portões do hades. Abranda as dissenções das igrejas, apaga a fúria das nações, destrói prontamente as sementes da heresia, aniquila-as pelo poder do Teu Espírito Santo (pequena metanóia).
Pelos Hierarcas
Salva, Senhor, e tem misericórdia dos Teus santos patriarcas Ortodoxos Orientais, reverendíssimos metropolitas, arcebispos e bispos Ortodoxos, de todas as ordens sacerdotais e monásticas, de todos os que servem na Tua Igreja e a quem Tu escolheste para pastorear Teu rebanho racional. Pelas suas orações, tem misericórdia de mim e salva o pecador que eu sou (pequena metanóia,).
Salva, Senhor, e tem misericórdia do meu pai espiritual N. e por suas santas orações perdoa os meus pecados, (pequena metanóia).
Pelos Familiares e Amigos
Salva, Senhor, e tem misericórdia de meus pais (nomes), irmãos e irmãs, familiares segundo a carne, todos os vizinhos da minha família e amigos, concedendo-lhes Teus bens terrenos e espirituais (pequena metanóia).
Pelos Necessitados
Salva, Senhor, e tem misericórdia, do idoso e do jovem, do pobre e dos órfãos e das viúvas, daqueles que sofrem por doença ou tristeza, infortúnio e tribulação, os que estão em situação difícil e cativeiro, nas prisões e nos calabouços, e, especialmente, daqueles Teus servos que são perseguidos pelos povos sem Deus, pelos apóstatas e pelos heréticos por salvaguardarem a Ti e a Fé ortodoxa. Lembra-Te deles, visita-os, fortalece-os, conforta-os e pelo Teu poder concede-lhes, prontamente, o alívio, a liberdade e libertação, (pequena metanóia).
Pelos Inimigos
Salva, Senhor, e tem piedade daqueles que me odeiam e me enganam, e que me tentam; que eles não pereçam por culpa do pecador que eu sou (pequena metanóia).
Pelos Apartados da Fé
Ilumina com a luz da consciência os apóstatas da Fé ortodoxa e aqueles que foram cegados pelas heresias perniciosas e junta-os à Tua Santa, Apostólica e Católica Igreja, (pequena metanóia).
Intercessão Pelos Que Nasceram Para Os Céus.
Senhor, lembra de Teus servos (Nomes), que partiram desta vida na esperança da ressurreição. Conceda-lhes o perdão de seus pecados, descanso eterno entre Teus santos, o dom de Teu reino e o gozo da vida sem fim contigo. Amém.
Ou,
Concede o repouso, Senhor, às almas de Teus servos falecidos (Nomes), de todos os meus parentes, benfeitores, amigos e inimigos falecidos e perdoa- lhes todas as suas faltas voluntárias e involuntárias e dá-lhes o Reino dos
Céus.
Ou,
Lembra-Te, Senhor, daqueles que partiram desta vida, Reis e rainhas Ortodoxos, príncipes e princesas, santíssimos patriarcas, reverendíssimos metropolitas, arcebispos e bispos Ortodoxos, aqueles das ordens sacerdotais e clericais da Igreja, aqueles que Te serviram nas ordens monásticas, concede-lhes o repouso junto aos Teus santos nos Teus tabernáculos eternos (pequena metanóia).
Lembra-Te, Senhor, da alma de Teus servos defuntos, meus pais (nomes) e de minha parentela segundo a carne. Perdoa-lhes as transgressões voluntárias e involuntárias, concede-lhes o reino e uma parte dos Teus bens eternos e as delícias da Tua vida eterna e bendita (pequena metanóia).
Lembra-Te, Senhor, também, dos nossos pais e irmãos e irmãs que aqui repousam, e de todos os Cristãos Ortodoxos que partiram na esperança da ressurreição e da vida eterna. Estabelece-os junto aos Teus santos, onde a luz da Tua Face brilhará sobre eles, e tem piedade de nós, pois Tu És bom e amas a humanidade (pequena metanóia).
Concede, Senhor, o perdão dos pecados aos nossos pais, irmãos e irmãs que partiram antes de nós na fé e esperança da ressurreição, a eles, memória eterna (pequena metanóia).
Orações Finais
Verdadeiramente é digno e justo que Te bendigamos, Ó Bem aventurada Mãe do nosso Deus.
Tu, mais venerável que os Querubins
E incomparavelmente mais gloriosa que os Serafins, Deste à luz o verbo de Deus, Conservando intacta a glória da tua virgindade. Nós te glorificamos, ó Mãe de Deus.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém. Senhor tem piedade. (3x)
Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, pelas orações da Tua puríssima Mãe, dos santos e teóforos padres, e de todos os santos, tem piedade de nós. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário