Páginas

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Teologia Dogmática Ortodoxa.



Protopresbítero Michael Pomazansky (1888—1988)
Tradução: Rev. Pedro Oliveira Junior.

Conteúdo:

INTRODUÇÃO.

A. As Fontes da Doutrina Cristã.
A preocupação da Igreja com a pureza do ensinamento Cristão. Dogmas. As fontes dos dogmas. Sagrada Escritura Tradição Sagrada. A Consciência Católica da Igreja. Dogmas e Canons. Os Trabalhos dos Santos Padres. As verdades da fé nos Ofícios Divinos.

B. Exposições do Ensinamento Cristão.
Os livros simbólicos. Sistemas dogmáticos.

C. Teologia Dogmática.
Dogmáticas e fé. Teologia, Ciência e Filosofia.


PARTE I. DEUS EM SI PRÓPRIO.

1. Nosso conhecimento de Deus.
O dogma da fé. Crença ou fé como um atributo da alma. O poder da fé. A fonte da fé.

A natureza de nosso conhecimento de Deus
A essência de Deus. Os atributos de Deus. Sagrada Escritura concernente aos atributos de Deus. Deus é Espírito. Eterno. Boníssimo. Onisciente. Justíssimo. Todo Poderoso (Onipotente) Onipresente. Imutável. Autossuficiente e todo bem-aventurado. A unidade de Deus.

2. O dogma da Santíssima Trindade.
Introdução. Indicações da Trindade no Velho Testamento. O ensinamento da Santíssima Trindade no Novo Testamento. O dogma da Santíssima Trindade na Igreja Antiga Os atributos pessoais das Pessoas Divinas. O nome da Segunda Pessoa — O Verbo. Sobre a Processão do Espírito Santo. A igualdade da Divindade das Pessoas da Santíssima Trindade. A Unicidade da Essência; a Igualdade da Divindade; e a Igualdade de Honra de Deus, o Filho, com Deus o Pai. A Igualdade de honra e a Divindade do Espírito Santo. Transição para a Segunda Parte da Teologia Dogmática.


PARTE II. DEUS MANIFESTADO NO MUNDO.

Deus e a Criação.
Introdução. O modo de criação do mundo. O motivo para a criação. A perfeição da criação.

O Mundo Angélico.
Anjos na Sagrada Escritura. A criação dos Anjos. A natureza dos Anjos. O grau de perfeição angélica. O número e os graus dos Anjos. O ministério dos Anjos.

Homem — A Coroa da Criação.
A alma como uma substância independente. A origem das almas. A imortalidade da alma. Alma e espírito. A imagem de Deus no homem. O propósito do homem.


Da criação à majestade do Criador.

3. A Providência de Deus.
A providência de Deus sobre o mundo. A Providência de Deus sobre o homem antes da queda.

5. A Respeito da Malignidade e do Pecado. Malignidade e pecado no mundo. A queda do mundo Angélico: os espíritos Malignos Queda do homem no pecado.
Porque a queda do homem no pecado foi possível? A história da queda no pecado. O que foi o pecado ao comer o fruto. As consequências morais da queda. As consequências físicas da queda. Infortúnios e morte como castigo pedagógico de Deus. A perda do Reino de Deus. A misericórdia de Deus para com o homem decaído.

6. Deus e a Salvação do Homem.
A economia de nossa salvação.

A preparação para receber o Salvador. A encarnação do Filho de Deus.
O Senhor Jesus Cristo: Deus verdadeiro. A natureza humana do Senhor Jesus Cristo. Os erros a respeito das duas naturezas de Jesus Cristo. As duas naturezas em Jesus Cristo. A natureza humana sem pecado de Jesus Cristo. A adoração una de Cristo. Sobre o culto latino do “Coração de Jesus.”

Dogmas à respeito da Santíssima Virgem Maria.
A. A Perene Virgindade da Theotokos. B. A Santíssima Virgem Maria é Theotokos. O Dogma Católico Romano da Imaculada Conceição. O culto do “Imaculado Coração” da Santíssima Virgem.

O dogma da Redenção.
O Cordeiro de Deus

A economia geral da salvação.
A. A condição do mundo antes da vinda do Salvador. B. A salvação do mundo em Cristo. O renascimento pessoal e a nova vida em Cristo. A palavra “redenção” no uso dos Apóstolos. Uma nota sobre o ensinamento Católico Romano.

O triplo ministério do Senhor.
A. Cristo o Sumo Sacerdote. B. Cristo o Evangelizador (Seu ministério profético). C. Cristo o Rei do mundo (Seu ministério real). A deificação da humanidade em Cristo.

A Ressurreição de Cristo. Os frutos salvíficos da Ressurreição de Cristo.
A. A vitória sobre o inferno e a morte. B. O Reino de Cristo e a Igreja triunfante. C. O estabelecimento da Igreja.

7. A Igreja de Cristo.
O conceito da Igreja de Cristo na terra. O início e o propósito da Igreja. A Cabeça da Igreja. A ligação íntima entre a Igreja na terra e a Igreja no céu.

Atributos da Igreja.
Sua unidade. Sua santidade. Sua catolicidade. A Igreja Apostólica.

A hierarquia da Igreja.
Apóstolos. Bispos. Presbíteros (padres). Diáconos. Os três degraus da hierarquia. Os Concílios da Igreja. A ininterruptibilidade do episcopado. O aspecto pastoral da Igreja.

8. Os Santos Mistérios ou Sacramentos. A vida da Igreja no Espírito Santo.
A nova vida. A graça Divina. A providência de Deus e a graça.


Os Mistérios ou Sacramentos.

Batismo.
O estabelecimento do Mistério do Batismo. O significado do Mistério. Os meios de realização do Mistério. A indispensabilidade do Batismo. Batismo: a porta para a recepção de outros dons.

Crisma.
Os meios originais de execução desse Mistério. Crisma e santificação.

A Eucaristia.
As palavras do Salvador sobre esse Mistério. O estabelecimento do Mistério e sua execução nos tempos apostólicos. A mudança do pão e vinho no Mistério da Eucaristia. A maneira pela qual Jesus Cristo permanece nos Santos Dons. A Eucaristia e a Cruz. O significado da Eucaristia como um sacrifício. Conclusões de um caráter litúrgico. A necessidade da Comunhão.

Arrependimento.
A Instituição do mistério. Epitimia (Penitência). A visão Católica Romana.

Sacerdócio.
Cheirotonia (na Igreja Antiga). “Eleição” e “Ordenação” na Igreja Antiga. A Essência e as Palavras da Efetuação do Mistério. O celibato dos Bispos.

Matrimônio.
O Propósito da Família Cristã. O Significado do Mistério. O Momento Central do Mistério. Matrimônio como Instituição Divina. A Indissolubilidade do Matrimônio.

Santa Unção.
A Essência do Mistério. A Divina Instituição do Mistério. Unção Entre os Protestantes e Católicos Romanos.

9. Oração Como Expressão da Vida na Igreja.
A Ligação Espiritual dos Membros da Igreja. Orações Para os Mortos. Comunhão com os Santos. O lado exterior da Oração. A veneração dos ícones. A veneração das santas relíquias.

O Caminho do Cristão.
A cruz de Cristo: O caminho e poder da Igreja.

10. Escatologia Cristã.
O futuro do mundo e do gênero humano. O destino do homem após a morte. Sobre as Questões dos “Pedágios.” Aqui nos aproximamos do assunto dos pedágios.

Os sinais da Segunda Vinda do Senhor.
A segunda vinda do Filho do Homem.

A ressurreição dos mortos.
O erro do quiliasmo. O final do mundo. O julgamento final. O Reino da Glória.

Apêndices.
Novas correntes no pensamento filosófico-teológico Russo.
A questão do desenvolvimento dogmático. Filosofia e Teologia. Sobre o sistema religioso-filosófico de Vladimir S. Soloviev. O ensinamento da Sabedoria de Deus na Sagrada Escritura.

A glorificação dos Santos.
Introdução. Testemunhos do Início da Igreja. Mártires e Ascetas. Prática Russa. Necessidade de Alta Autoridade.

Conclusão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário